África Subsaariana
(MISÉRIA E DESALENTO)
CAMPO MOURÃO, 2013
1
SERGIO CARLOS ZAGO JUNIOR
ÁFRICA SUBSAARIANA:
(MISÉRIA E DESALENTO)
TEXTO DISSERTATIVO
A África Subsaariana corresponde a região localizada no sul do Deserto do Saara. Essa região não tem uma divisão política, é usada apenas para referenciar-se aos países que tem a maior parte da população composta pela etnia negra, tanto que no passado, essa região era conhecida como África Negra.
Essa região é conhecida por apresentar condições de vida extremamente deploráveis, onde a expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos chega a 63%, o nível de escolaridade atinge 44%. Além desses dados sociais, é importante ressaltar que essa região sobre com problemas de infraestrutura como a falta de água, e problemas naturais, devido aos períodos de seca, e um solo impróprio para o desenvolvimento da agricultura. A África Subsaariana também é a região mais afetada pelo HIV, e hoje o número de órfãos já ultrapassa 35 milhões.
Outro grava problema encontrado nessa região, é a grande dependência econômica, mesmo com o fim do colonialismo, a dependência econômica é elevada e o índice de exploração dos recursos minerais e de mão de obra por empresas estrangeiras é bem significativo. Os fatores que levaram essa região a essas péssimas condições surgiram no século XIX, onde o Neocolonialismo (processo de exploração econômica e dominação política usado por potências capitalistas emergentes) acabou deixando marcas na divisão política e social dessa região.
A presença de governos autoritários e corruptos, agrava ainda mais a situação, dificultando a solução dos graves problemas sociais e econômicos sofridos pela população dessa região, e a diversidade étnica e religiosa, aumenta o índice de conflitos políticos, prejudicando ainda mais a população.
Nos últimos anos, a solução mais cabível para a solução de todos esses problemas, seria usar as