Poesia Brasileira
Segundo Candido (1997, p. 24), é a partir do século XVIII que surge uma formação literária sólida, em que aparecem autores que estão realmente dispostos a fazer literatura e dar continuidade a ela.
A poesia é parte do resultado de manifestações de um sistema literário e é estudada e apreciada por leitores, estudiosos, críticos desde que surgiram homens empenhados a isso e que tinham o objetivo de entender esse sistema. O porquê de determinada forma, qual a intenção do poema, o que deseja passar ao leitor, o que o poeta estaria imaginando e sentindo, além de ser lida e apreciada, muitos procuram entender a poesia, descobrir o que está contido em seus versos e estrutura e assim compreender esse mundo poético.
Este trabalho irá deter-se em explicar os tipos existentes de poesia e a maneira como ela se constrói. Poesia de imitação, uma representação da realidade, poesia de expressão, a qual o sentimento do poeta está contido na realização do poema e a poesia de construção que se preocupa com a construção do poema, além da análise e estudo de poemas de Manuel Bandeira.
A poesia de imitação está relacionada ao ideal neoclassicista, ou seja, a imitação refere-se diretamente aos gregos e romanos. A poesia de imitação está associada a uma imitação, como já posto no