África Subsaariana
África Subsaariana
A África Subsaariana é a região do continente africano situada ao sul do Deserto do Saara. Não é uma divisão política, mas apenas um termo usado como referência aos países que possuem maior parte da população negra neste continente. No passado, era muito usado o termo “África Negra” para esta região, em oposição a “África Branca”, composta pelos países ao norte do
Deserto do Saara. Porém, estes termos estão caindo em desuso.
Esta região da África é marcada, em geral, por governos autoritários e corruptos que não se preocuparam em melhorar as condições econômicas dos seus países. Nos últimos anos, no entanto, verifica-se uma tendência democratizadora em toda a região, com eleições multipartidárias realizadas regularmente.
Problemas Sociais
Existem de diversos problemas como, por exemplo, pobreza, elevados índices de analfabetismo, sistema de saúde público precário, proliferação de doenças, falta de água e sistema de saneamento básico inexistente ou ineficiente.
As condições precárias no sistema de saúde fazem com que as epidemias se propaguem, aumentando de forma grandiosa a mortalidade no continente.
Segunda a organização “Médico Sem Fronteira” de 10 pessoas infectadas por malária, 9 são africanas. Ela é a doença que mais mata crianças na África. E segundo a Organização Mundial de Saúde, 2/3 dos infectados pela AIDS estão na África, a doença já matou mais de 17 milhões de pessoas.
Os problemas educacionais são sérios, faltam escolas e o número de profissionais nessa área são insuficientes. Em muitos dos países africanos as crianças deixam a escola para se tornar um soldado e batalhar em guerras internas. Outras deixam a escola para lutar pela sobrevivência, trabalhando em minas de ouro ou na agricultura.
Por existirem governos autoritários e corruptos, infelizmente, é dificultada a resolução dos graves problemas sociais e econômicos