Ácidos
A sua toxicidade deve-se a uma desativação das enzimas de oxidação (oxidases) através da formação de complexos como o ferro que estas enzimascontêm, bloqueando-se deste modo a cadeia de transporte de eletrões até aooxigénio.
Este ácido encontra-se no glicósido amigdalina, nos caroços de alperce, nasamêndoas-amargas e frutos semelhantes.
Os sais do ácido cianídrico são os cianetos, também muito tóxicos, como porexemplo o cianeto de potássio. O ácido cianídrico obtém-se industrialmentefazendo passar uma mistura de azoto e água, ou amoníaco, sobre carvãoincandescente ou, no laboratório, fazendo cair sob a forma de gotas ácidosulfúrico concentrado sobre cianeto de potássio. Uma intoxicação com esteácido provoca um envenenamento imediato e, geralmente mortal. O venenocombina-se com a hemoglobina, bloqueando o transporte de oxigénio econsequentemente a respiração interna.
Em casos ligeiros, deve-se dar imediatamente oxigénio e chamar o médico.
O ácido fosfórico, também designado de ácido ortofosfórico, é um sólido branco,ácido fraco tribásico, de fórmula molecular H3PO4.
É muito solúvel em água, solúvel em etanol, muito deliquescente, isto é,absorve a humidade do ar e nela se dissolve, e geralmente é fornecido comouma solução aquosa concentrada.Este ácido é o derivado de fósforo maisimportante comercialmente. 90% da rocha fosfato que é extraída, é canalizadapara o fabrico do ácido fosfórico.Este é produzido por dois métodos distintos: oprocesso húmido, no qual se obtém ácido fosfórico com algumas impurezasoriginalmente presentes na rocha e é aplicado principalmente na indústria dosfertilizantes, e o processo térmico, que origina um produto muito mais puro emais apropriado para géneros alimentícios e para a indústria dos detergentes.
No processo húmido a rocha fosfato é tratada com ácido sulfúrico e o sulfato decálcio é