Ácidos Sulfônicos
Os ácidos sulfônicos são uma classe de compostos orgânicos, que se caracteriza pela presença do grupo funcional R – SO3H, onde R pode representar qualquer grupo de átomos contendo o carbono e hidrogênio (hidrocarboneto).
Estes ácidos podem ser obtidos através da reação entre um ácido sulfúrico e um hidrocarboneto, no qual o primeiro ácido perde um grupo hidroxila adquirindo no lugar um radical de hidrocarboneto, conforme a reação a seguir:
R – H + HO – SO3H R – SO3H + H2O
Podemos observar, na reação acima, que a água é um subproduto da reação.
Nomenclatura
Para se nomear um ácido sulfônico, escreve-se primeiramente a palavra “ácido”, em seguida o nome do hidrocarboneto ligado ao grupo SO3H e no final a palavra “sulfônico”.
Exemplos:
CH3 – SO3H : Ácido Metano Sulfônico ou Ácido Metanossulfônico.
CH3 – CH – CH2 – CH3 : Ácido 2-butano sulfônico ou Ácido 2-butano-sulfônico. | SO3H
C7H16O3S : Ácido Heptano Sulfônico ou Ácido Heptanossulfônico.
: Ácido Benzeno Sulfônico ou Ácido Benzenossulfônico.
Aplicações e Características.
O principal uso dos Ácidos Sulfônicos é na formulação de detergentes líquidos e também em pó. Por ser um Tensoativo, ele tem como característica a “quebra” da tensão superficial da água, promovendo assim uma significativa melhora na capacidade de limpeza da mesma, o que faz com que ela consiga penetrar de uma forma muito mais eficaz nas sujeiras.
Este Ácido é empregado em empresas para limpeza em geral, em pesticidas e também na aeração do concreto.
O mesmo deve ser manuseado com cuidado. Se em contato com a pele pode provocar lesões e queimaduras. Caso ingerido, em pequenas quantidades, causa irritações e queimaduras na parede do estômago, podendo provocar úlcera. Caso haja ingestão em grandes quantidades pode levar a óbito.