Ácidos Carboxilicos
Introdução
Os ácidos carboxílicos se caracterizam pela presença do grupo carbóxi (carboxila), um grupo funcional formado por uma unidade hidróxi ligada ao carbono de uma carbonila.
As propriedades do grupo carbóxilo são essencialmente as mesmas, seja o grupo a que ele se encontra ligado, alifático ou aromático, saturado ou insaturado, com substituintes ou sem eles.
Como se poderia prever pela respectiva estrutura, as moléculas dos ácidos carboxílicos são apolares e podem, como os álcoois, formar ligações de hidrogênio entre si, ou com moléculas de outra espécie. Essas ligações fazem com que tal composto tenha altos pontos de ebulição e fusão. Os ácidos carboxílicos derivam estéres, anidridos de ácidos , proteínas, cloreto de acila, ácidos nucleícos, aminoácidos
EstéresOs ácidos são convertidos em ésteres frequentemente através dos cloretos de ácido:
Um ácido carboxílico transforma-se diretamente num éster quando aquecido com um álcool, em presença de pequena quantidade de ácido mineral, normalmente ácido clorídrico anidro. A reação é reversível e, geralmente, quando se atinge o equilíbrio, estão presentes apreciáveis quantidades tanto dos reagentes, como dos resultantes.
Amidas
Amidas são compostos que resultam dos ácidos carboxílicos por substituição do grupo – OH pelo grupo – NH2, preparam-se, geralmente, pela reação do amoníaco com os cloretos de ácido. O mecanismo utilizado é o de adição-eliminação, porém ocorrem complicações devido ao caráter ácido-base dos reagentes.
A ligação de hidrogênio entre os grupos amida tem um papel importante na maneira como as proteínas e peptídeos dobram-se para atingir a forma global deles. As proteínas e os peptídeos ( proteínas curtas) são polímeros de aminoácidos unidos através de grupos amida.
Cloreto de