Ácidos, bases e sais inorgânicos
INTRODUÇÃO
Existem diversos tipos de substâncias que se caracterizam por suas propriedades químicas. A reunião em grupos das substâncias que apresentam características semelhantes é denominada função. A química inorgânica possui quatro principais funções. São elas ácidos, bases, sais e óxidos, que se caracterizam por propriedades bem definidas em cada grupo, porém aqui, só serão apresentadas as três primeiras funções.
ÁCIDOS
Segundo a definição do americano Gilbert Lewis, o ácido é uma substância que pode aceitar um par de elétrons. Quando em solução aquosa, os ácidos se ionizam, ou seja, dão origem a cátions ou ânions, além de conduzir eletricidade. Os ácidos podem alterar a cor de certas substâncias conhecidas como indicadores, que têm a propriedade de mudar de cor conforme o ácido e a base das reações. Exemplos de indicadores são o tornassol e a fenolftaleína. Ao reagir com as bases, formam sais e água, e essa reação é chamada de reação de neutralização. Os ácidos podem ser classificados quanto à presença de oxigênio em hidrácidos (não possuem oxigênio) e oxiácidos (possuem oxigênio); quanto à volatilidade em voláteis (grande tendência à evaporação) e fixos (apresentam pequena tendência à evaporação); quanto ao número de hidrogênios ionizáveis em monoácidos (um H ionizável), diácidos (dois H ionizáveis), triácidos (três H ionizáveis) e tetrácidos (quatro H ionizáveis); quanto à força dos hidrácidos (forte, moderado e fraco) e dos oxiácidos (utilizando a regra de Pauling, que é o n° de oxigênio – n° de H ionizável = 3 e 2 fortes, 1 moderados, e 0 fracos); e em ácidos fortes, fracos e semifortes.
BASES
São compostos capazes de se dissociar na água liberando íons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais o único ânion é o hidroxila OH–.Têm sabor adstringente, sofrem dissociação quando em solução aquosa; há separação dos íons conduzindo corrente elétrica;
As bases podem ser classificadas quanto ao número de hidroxilas em