Ácido e base de Bronsted-Lowry e Soluções tampão
Introdução:
Ácido e base de Bronsted-Lowry Segundo o químico dinamarquês Johannes Bronsted, um ácido é um doador de prótons e uma base é um aceitador de prótons e o termo próton refere-se ao íon H+. Um ácido é uma espécie que contém um átomo de hidrogênio ácido, isto é, um átomo de hidrogênio que pode ser transferido na forma do núcleo, o próton, à outra espécie que age como base. As mesmas definições foram propostas independentemente pelo químico inglês Thomas Lowry e a teoria nelas baseada é chamada de teoria de Bronsted-Lowry de ácido e base. Apesar das definições de Bronsted-lowry de ácidos e bases serem mais gerais e se aplicarem também à outros solventes que não a água e mesmo à fase de gás, a água será o solvente do qual faremos referência quase sempre. Nos equilíbrios, um ácido é considerado forte quando ele está completamente desprotonado em solução, ou seja, quando ele perde seu próton para a água:
HCl(aq) + H2O (l) → H3O+(aq) + Cl-(aq)
E é considerado fraco quando está parcialmente desprotonado em solução, isto é, quando nem todos os seus íons são dissociados. Por outro lado, a base é considerada forte quando está completamente protonada em solução, ao ganhar seu próton da água:
NH3(aq) + H2O(l) → (vai e volta) NH4(aq) + OH-(aq)
E considerada fraca quando está parcialmente protonada em solução, não há dissociação completa dos íons. A base conjugada de um ácido é a base formada quando este doou o próton e o ácido conjugado de uma base é o ácido que se formou quando a mesma aceitou o próton.
Soluções-tampão Soluções mistas e tampões são as que um ácido fraco ou uma base fraca e um de seus sais está presente, permitindo estabilizar o pH de soluções em água,