Àcidos
*Ácidos e a alimentação!
Bebidas e alimentos ácidos podem prejudicar o sorriso!
Você acredita que uma simples salada de tomate temperada com limão e vinagre pode ser prejudicial aos dentes? E não só a saladinha, como algumas frutas e refrigerantes também podem desencadear a erosão dentária.
O problema acontece quando os dentes são expostos diariamente a substâncias ácidas presentes em alimentos e também em nosso organismo, como o suco gástrico. A dentista Vânia Costola explica que, quando o esmalte dental entra em contato com os ácidos de alimentos, bebidas ou do estômago, (acido cítrico, acido fosfórico, acido sulfúrico, etc) amolece temporariamente e perde parte do seu conteúdo mineral. “A saliva até ajuda a neutralizar a acidez, restaura o equilíbrio natural da boca e lentamente endurece o esmalte dental. Porém, como o processo é lento, se o ataque ácido ocorrer com freqüência, o dente não tem tempo de se recuperar”.
Para a dentista, o modo como os itens ácidos são mantidos na boca também contribui para a erosão ácida. Isso porque manter, reter ou ‘bochechar’ alimentos e bebidas ácidas prolonga a exposição dos dentes ao ácido. “A erosão dentária também pode resultar da presença de ácidos gástricos na boca, por exemplo, como consequência de bulimia (vômito) ou indigestão (regurgitação / refluxo gástrico)”, acrescenta Vânia. Segundo a dentista, não é necessário deixar de consumir alimentos ou bebidas ácidas, já que algumas iniciativas podem ser tomadas para proteger os dentes do efeito. Uma das medidas é evitar escovar os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas ácidas, já que o esmalte está muito vulnerável.
“Bochechos com água podem ajudar a deixar a boca mais alcalina, Depois, é só esperar uns 30 minutos e realizar a