V de vingança
Conceito
O termo vem da palavra grega Klón, que significa broto vegetal. É basicamente um conjunto de células, moléculas ou organismos descendentes de uma célula e que são geneticamente idênticas a célula original.
A clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais (microorganismo, vegetal ou animal) a partir de uma célula-mãe. É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários. Em humanos, os clones naturais são gêmeos univitelinos, seres que compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo material genético originado pela divisão do óvulo fertilizado.
Primeiras Experiências
Em 1894 o zoólogo alemão Hans Dreisch trabalhando com ouriços-do-mar pegou um embrião de duas células e sacudindo dentro de um béquer cheio de água do mar fez com que as células se separassem, dando origem a dois ouriços adultos. Em 1902 o embriologista Hans Spemman usou um fio de cabelo de seu filho como uma faca para separar um embrião de salamandra, também dando origem a dois indivíduos.
50 anos depois, em 1952 – Robert Briggs e Thomas King realizaram a primeira clonagem de sapos a partir de células embrionárias.
A partir de 1993 a expressão "clonagem humana" começou a ser divulgada com maior intensidade. Já em 1997 o Instituto Roslin, na Escócia, revela ao mundo o primeiro clone de um mamífero adulto. A partir daí os clones passaram a chamar atenção, o que durante anos não chamavam porque a clonagem se restringia principalmente a plantas e protozoários.
A seguir a explicação de como foi realizado o processo de clonagem da ovelha Dolly:
Os cientistas isolaram uma célula mamária congelada de uma ovelha da raça Finn Dorset de seis anos de idade e a colocaram numa cultura com baixa concentração de nutrientes. Com isso a célula entrou em um estado de latência parando de crescer. Em paralelo, foi retirado o óvulo não fertilizado de outra ovelha, da raça Scottish Blackface, de cor escura.