Técnicas de Moldagem de Trabalho
Após a escolha do material de moldagem, o profissional deve escolher também qual das técnicas irá seguir. Dentre elas destacam-se: a técnica de moldagem em um só tempo, técnica com alívio interdental, técnica utilizando casquete individual de resina acrílica auto-polimerizável, técnica de reembasamento com espaçador de 2 mm, e a de reembasamento com PVC e a técnica de reembasamento utilizando lençol de borracha para isolamento absoluto.
Técnica de um só tempo
É aquela na qual a pasta densa e a leve irão simultaneamente à arcada do paciente. Apresenta como vantagem a economia de material e também de tempo clínico (JOHNSON & CRAIG 1986). No entanto, tem como desvantagem, a necessidade de uma segunda pessoa para manipular uma das pastas, pois estas devem ser preparadas ao mesmo tempo. Deve ser utilizada para a realização desta moldagem uma moldeira de estoque.
Técnica com alívio interdental
Técnica muito utilizada pelos profissionais na qual insere a pasta densa juntamente com a moldeira de estoque, em seguida realiza um desgaste nas zonas interdentais e em seguida, adiciona a pasta fluída no molde com a massa densa, assim como na arcada do paciente. É uma técnica bastante simples de ser executada. No entanto segundo a literatura afirma existir uma pressão interna no molde, impedindo o escoamento do material.
Técnica utilizando casquete de resina auto-polimerizável
Esta técnica apresenta a vantagem da camada do material de moldagem ser menor e mais homogênea em todos os seus pontos, o que teoricamente apresentará moldes mais fiéis e em consequência, troquéis mais exatos. Nesta técnica existe a necessidade de um alívio de 2 mm entre o preparo e o casquete que será ocupado pelo material de moldagem. Além disso, apresenta como desvantagem, um gasto maior de tempo clínico para a confecção do casquete de moldagem em resina autopolimerizável
(MEZZOMO et al., 2006).
Técnica de reembasamento com espaçador de 2