TP´S
Transformador para instrumentos cujo enrolamento primário é ligado em derivação em um circuito elétrico, e reproduz, no seu circuito secundário, uma tensão proporcional ao seu circuito primário, com sua posição fasorial substancialmente mantida. Largamente usado em sistemas de potência, dedicado a diminuir a tensão do primário, sendo o secundário utilizado para alimentar instrumentos de medição, proteção ou controle.
Objetivo:
Destinado a transformar as tensões primárias, geralmente altas, para valores secundários, apropriados para uso dos medidores de energia elétrica, ou em outros instrumentos de medida
Principio de Funcionamento :
É um transformador de instrumentação que possui o seu enrrolamento primário conectado a um circuito elétrico e o seu enrrolamento secundario conectado a bobinas de potencial de instrumentos eletricos , geralmente na pratica a tensão no secundário é menor que a tensão no primário.
Tipos e Modelos :
Indutivo:
Os TP indutivos são construídos segundo três grupos:
Grupo 1 - são aqueles projetados para ligação entre fases.
• São basicamente os do tipo utilizados nos sistemas de até 34,5 kV.
• Os transformadores enquadrados neste grupo devem suportar continuamente 10% de sobrecarga;
Grupo 2- são aqueles projetados para ligação entre fase e neutro de sistema diretamente aterrados, isto é: onde Rz é a resistência de seqüência zero do sistema; e Xp é a reatância de seqüência positiva do sistema não se garante a eficácia do aterramento.
Capacitivos:
• Os transformadores capacitivos basicamente utilizam-se de dois conjuntos de capacitores que servem para fornecer um divisor de tensão e permitir a comunicação através do sistema carrier.
• São construídos normalmente para tensões iguais ou superiores a 138 kV.
• O esquema básico do TP, onde se vê que o primário constituído por um conjunto C1 e C2 de elementos capacitivos em série.
• É ligado entre fase e terra, havendo uma derivação intermediária B,