T I (Tecnologia da Informação)
Um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou parte que interagem formando um todo mais complexo. Seus componentes são os objetivos, entradas, processo de transformação, saídas, controle, avaliação e retroalimentação.
2.- Conceitue o que é enfoque sistêmico.
O enfoque sistêmico ou visão sistêmica é uma postura mental de ver as coisas partindo-se de uma visão holística, de conjunto ou totalidade. Ou seja, é ver as coisas partindo do todo, e não partindo das partes para depois se chegar ao todo. É óbvio que as partes ou subsistemas devem ser vistos com seus objetivos e suas interações, porém o mais importante sempre é a visão da totalidade, e esta visão parte de identificar os objetivos finais de um sistema.
3.- Conceitue sistema aberto e sistema fechado.
Os sistemas classificam-se em sistemas abertos e fechados. Os sistemas fechados não interagem com o ambiente externo, enquanto os sistemas abertos caracterizam-se pela interação com o ambiente externo, suas entidades e variáveis. Exemplo de sistema fechado é uma máquina, como um relógio. São diversas partes - componentes - de um conjunto mecânico que tem uma função-objetivo, que é cumprido sem interagir com o meio ambiente. O corpo humano, por sua vez, é um sistema aberto, pois sua interação é total com o meio ambiente.
4.- Qual a necessidade de se conhecer os objetivos de um sistema?
São o ponto mais importante de um sistema. São o que queremos que o sistema nos faça. Estão relacionados diretamente com nossa responsabilidade ou missão dentro da organização. Segundo Riccio, são o que queremos que o sistema nos permita cumprir ou fazer em relação ao recurso que nos Compete administrar.
5.- Caracterize o funcionamento básico de um sistema e suas partes.
Os elementos básicos que compõem um sistema são: objetivos do sistema, ambiente do sistema ou processamento, recursos ou as entradas do sistema, componentes do sistema, saídas do