Resumo de neuroanatomia tecido nervoso
Neurônios
São células responsáveis pela produção de energia elétrica (impulso nervoso)
Formados por 3 partes:
DENTRITOS –(Ramificações)
CORPO CELULAR – (Núcleo, citoplasma e estrutura)
AXÔNIO – ÚNICO EIXO (é uma parte do neurônio responsável pela condução dos impulsos elétricos que partem do corpo celular, até outro local mais distante, como um músculo ou outro neurônio).
CELULAS DA GLIA - são células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios. Geralmente arredondadas, no cérebro humano as células da glia são, aproximadamente, 10 vezes mais frequentes que os neurônios no corpo humano.
Tipos de células da Glia
Microglia: Tem função de defesa do sistema nervoso Central, detectar os antígenos e destruí-los.
Macroglia: Tem a função de suporte, sustentação, proteção e nutrição. (Oligodendrócitos, Célula de Schwann, Ependimárias e Astrocitos).
REVENSTIMENTO DO AXÔNIO
Bainha de Mielina – A célula envoltória forma dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio. Ao conjunto dessas dobras múltiplas denomina-se bainha de mielina e as fibras são chamadas de fibras nervosas mielínicas. Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso.
Nódulo de Ranvier - A não continuidade da bainha de mielina forma espaçamentos instensos de mielina.
Celula de Schwann - envolve um segmento de um axónio, enrolando-se em volta deste e de si própria, até cem vezes. (atuam nas células do SNP)
Neurônio Amielínico – Quando axônio não é revestido pela bainha mielínico, mais lento no processo de envio do impulso nervoso.
Neurônio Mielínico – Quanto existe revestimento no axônio da bainha mielínica, a condução do impulso nervoso é mais rápido, pois é saltatória.
O que é um estímulo? Algo que vai excitar o sistema nervoso, aumentado a permeabilidade da membrana plasmática para o Sódio.
No neurônio mielínico os