T Tulo
Introdução: A densidade é definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume. É através desta grandeza que se expressa a quantidade de matéria existente em uma unidade de volume. Cada material tem uma densidade diferente. Para calcular a densidade de um material, utilizamos a seguinte fórmula: Onde m é a massa e o V é o volume.
Objetivo: Esse experimento tem como objetivo mostrar de forma prática a diferença de densidade de dois materiais, um sólido e outro líquido, e, como essa densidade pode afetar no seu peso, por exemplo.
Material:
Tubos de ensaio;
Proveta (10 ml);
Prego;
Pedaços de madeira;
Balança analítica.
Procedimento:
Para obter o volume do prego, o procedimento foi o seguinte:
Coloque 8 ml de água na proveta;
Introduza o prego na proveta.
A diferença entre o novo volume e os 8 ml, fornece o volume do prego.
Para obter o volume da madeira, o procedimento foi o seguinte: A densidade de um sólido é em função da temperatura e, principalmente da natureza da sua estrutura cristalina, haja vista, que os diferentes polimorfos de um composto exibem diferentes densidades.
O volume de objetos irregulares, como por exemplo, um prego, pode ser medido colocando-o em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual ao volume do objeto irregular.
Os líquidos são substâncias com densidades bem menores em relação aos sólidos, pois, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas umas das outras. Suas densidades variam um pouco e para se medir a densidade de líquidos e fluidos, existem dois tipos de equipamentos: um deles é o picnômetro e o outro é o densímetro.