T Cnicas De Higiene Br Nquica
1290 palavras
6 páginas
Técnicas de Higiene BrônquicaCiclo Ativo da Respiração
1. Definição: utiliza do controle da respiração, expansão torácica e TEF.
Gomide, L. B. et al. Atuação da fisioterapia respiratória em pacientes com fibrose cística: uma revisão de literatura. Arq Cienc Saude, 2007
2. Objetivo: mobilizar e expulsar secreções. Veronezi J., Scortegagna D. FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA FIBROSE CÍSTICA.
3. Efeito fisiológico: intensificar a ventilação nos canais colaterais e remoção de secreções.
Levone B., Pedrini A. Fisioterapia no pós-operatório de segmentectomia pulmonar em paciente com tuberculose. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 164, Enero de 2012
4. Execução: pode ser executado em qualquer posição. Inica-se com uma inspiração lenta e profunda com padrão diafragmático até o volume corrente, relaxamento dos ombros e tórax superior. Logo, realizará inspirações profunda com ou sem apneuse e expirações lentas e suaves. Finaliza-se com o um ou dois huffs com períodos de controle repiratórios.
Veronezi J., Scortegagna D. FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA FIBROSE CÍSTICA
5. Protocolo: realizar as técnicas de controle da respiração e expansão pulmonar de 3 a 4 vezes, já a de expiração forçada de 1 a 2 vezes.
Veronezi J., Scortegagna D. FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA FIBROSE CÍSTICA.
Oscilação Oral de Alta Frequência
1. Definição: Oscilação que se refere ao movimento vibratório rápido de pequenos volumes de ar para frente e para trás no trato respiratório em altas frequências.
2. Objetivo: Eliminação de secreção
3. Efeito Fisiológico: Há uma diminuição da aderência das secreções à parede brônquica, com consequente deslocamento e mobilização do muco, o que reduz zonas de obstruções brônquicas.
4. Execução: Para a execução da técnica o paciente deve fazer inspiração nasal e expiração oral pelo bocal do aparelho, a qual produzirá uma pressão expiratória positiva.
5. Protocolo (séries e repetições): A posição é sentada, com inclinação de 30 graus para