T Cnicas De Entrevista
Entrevista Clínica
A entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objectivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistémicos, num processo que visa a fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefífico das pessoas entrevistadas. Numa entrevista clínica, o clínico deve procurar entrar na linguagem do paciente, empregando as suas próprias palavras e criando uma representação do seu passado e do seu presente, atingindo, assim, uma compreensão dos seus problemas e comunicando-lhe essa compreensão numa linguagem perceptível para ele.
De acordo com o sítio da internet: http://marcoabreuu.blogspot.pt/2006/04/apontamentos-de-psicopatologia.html e o livro Módulo III – Recursos Básicos Para o Diagnóstico
As Técnicas:
1.Questionamento
Perguntas directas ao paciente em áreas determinadas pelo investigador.
2.Reflexão
Reprodução do material cognitivo e emocional da pessoa , procurando devolver a ideia de que estes conteúdos foram compreendidos.
3.Reexposição (parafrase)
Colocar em palavras mais claras e articuladas aquilo que foi dito pela pessoa.
4.Clarificação
Levar a pessoa a compreender aquilo que é dito na entrevista de forma mais compreensível.
5.Confrontação
Apontar discrepâncias quer no discurso, quer entre o que é dito e o que foi realmente feito, podendo levantar reacções negativas (pode ser destrutiva ou construtiva).
6.Auto-revelação
Transmissão de vivências e sentimentos do entrevistador procurando promover a auto revelação da pessoa.
7.Silêncio
Com o objectivo de facilitar a introspecção, permitir à pessoa reassimilar as suas emoções e libertá-las.
8.Exploração/ Focagem
Aplicada a áreas que requerem um exame mais profundo.
9.Restruturação Cognitiva
Reafirmação de crenças e atitudes de forma