T Cnicas De Avalia O
Um projeto de investimento “envolve” recursos humanos, materiais e financeiros, proporcionando um processo de produção em que qualquer falha na otimização desses recursos pode prejudicar a comunidade (problema de engenharia econômica). Decisões de investimentos devem ser tomadas com base em informações cuidadosamente analisadas, pois comprometem os recursos de uma empresa por longo tempo e seu retorno efetivo pode ser somente estimado no presente, o que gera incertezas.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
a) Método do Valor Presente Líquido (VPL) – determina um valor no instante inicial, a partir de um fluxo de caixa formado por receitas e dispêndios, descontados com a taxa mínima de atratividade. (Valor Atual Líquido)
b) Método do Valor Futuro Líquido (VFL) – determina um valor no instante futuro, a partir de um fluxo de caixa formado por receitas e dispêndios, aplicando-se a taxa mínima de atratividade a cada um dos valores que formam o fluxo de caixa.
c) Método do Valor Uniforme Líquido (VUL) – transforma uma série de valores diferentes em valores uniformes, por meio da aplicação de uma taxa mínima de atratividade.
d) Método do Benefício-Custo (BC) – largamente empregado na análise de obras públicas, cuja duração é longa e envolve aspectos sociais. Esse método pode ser aplicado em qualquer instante (inicia, final, etc).
e) Método da Taxa de Retorno (TIR) – a taxa de juros que anula o VPL é a TIR. Esse método assume implicitamente que todos os fluxos intermediários de caixa são reinvestidos à própria TIR calculada para o investimento. O investimento será economicamente atraente somente se a TIR for maior que a taxa mínima de atratividade.
f) Método do Prazo de Retorno (Payback) – consiste na apuração do tempo necessário para que o somatório dos benefícios econômicos de caixa se iguale ao somatório dos dispêndios de caixa. Esse método não considera os fluxos de caixa que ocorrerem durante a vida