Epidemiologia Aula 1
SAÚDE PÚBLICA
Profa. Simone Vieira da Costa.
MSc. PhD.
Epidemiologia - estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas. Objetivo final - é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo.
Seu objeto são as relações de ocorrência de saúdedoença em massa (em sociedades, coletividades, comunidades, classes sociais, grupos específicos, etc.).
Terminologia
Agentes Etiológicos ou Fatores Etiológicos - os que agem na origem das doenças: são os causadores das doenças (ou patógenos).
Infectividade: a capacidade de certos organismos
(agentes) de penetrar, se desenvolver e/ou se multiplicar em um outro (hospedeiro) ocasionando uma infecção.
Patogenicidade: a capacidade do agente, uma vez instalado, de produzir sintomas e sinais (doença).
Terminologia
Virulência: capacidade do agente de produzir efeitos graves ou fatais, relaciona-se à capacidade de produzir toxinas, de se multiplicar.
Imunogenicidade: capacidade do agente de, após a infecção, induzir a imunidade no hospedeiro.
Agravo à saúde: mal ou prejuízo à saúde de um ou mais indivíduos, de uma coletividade ou população.
Terminologia
Boas práticas: conjunto de procedimentos necessários para garantir a qualidade sanitária dos produtos em um processo de trabalho (produção ou serviço).
Caso: é uma pessoa ou animal infectado ou doente que apresenta características clínicas, laboratoriais e epidemiológicas específicas de uma doença ou agravo.
Caso suspeito: é a pessoa cuja história clínica, sintomas e possível exposição a uma fonte de infecção sugerem que o mesmo possa estar ou vir a desenvolver alguma doença infecciosa.
Terminologia
Coeficiente: é a relação entre o número de casos de um evento e uma determinada população, num dado local e época. Comunicante: todos (pessoa ou animal) que estiveram em contato com um reservatório (pessoa - caso clínico ou doente e portadores ou animal