Avalia O Madeira A T Cnica De Construir Em Madeira 1
A TÉCNICA DE SE CONSTRUIR EM MADEIRA: UM LEGADO DO PATRIMÔNIO
CULTURAL PARA A CIDADE DE MARINGÁ
Alessandra Corsato Hoffmann – UEM
Profa. Dra. Sandra de Cássia Araújo Pelegrini – UEM
A construção em madeira nas diversas civilizações
A utilização da madeira em construções data de tempos primordiais. É o primeiro material trabalhado pelo homem para se abrigar, depois de habitarem as rochas. Os pilares e vigas feitos de madeira foram descobertos ainda na pré-história.
Sua utilização na construção varia muito em cada civilização ou sociedade; sendo que o clima, o terreno e os tipos de árvores disponíveis mostram-se fatores preponderantes no desenvolvimento de métodos para o uso da madeira. Utilizada nas construções isoladamente ou combinada com outros materiais, como a palha, a pedra, o ferro e o barro, a madeira se constituiu em uma das matérias-primas mais essenciais na história do homem e suas sociedades. Distintos momentos e lugares testemunharam diferentes métodos e culturas de utilização do material. Em algumas tribos, os abrigos possuíam simples armações de ramos ou pequenos troncos cobertos com folhas, ervas ou cascas de árvores. No Extremo Oriente, a madeira se caracterizava por ser leve e feita para suportar os terremotos freqüentes, com encaixes frágeis, mas resistentes. Segundo Meirelles (2007), os primeiros relatos das técnicas de construção em madeira na China, datam do período de 960 -1270, durante a dinastia Sung.
Os Construtores chineses documentavam, através de desenhos, as técnicas de construção em madeira. A construção chinesa trabalhava com elementos de vigas e pilares com ligações por encaixes, e apresentavam uma grande precisão geométrica. Os japoneses aperfeiçoaram as técnicas construtivas chinesas e foram exímios carpinteiros e marceneiros. Nas civilizações européias, a grande quantidade de bosques de coníferas determinou imenso desenvolvimento no número de construções em madeira. Assim, a exploração da madeira