S Tio Arqueol Gico S O Louren O M Rtir
544 palavras
3 páginas
Sítio Arqueológico São Lourenço MártirO Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir Considerado Patrimônio Histórico Nacional em 1970, é um conjunto de ruínas remanescentes da redução jesuítica homônima, que fazia parte dos Sete Povos das Missões. Era 1690 quando o Padre Bernardo De La Veja fundou a Redução de São Lourenço Mártir. Da Redução de Santa Maria Maior, na Argentina, ele trouxe 3512 índios. Já no começo, 823 famílias formaram o quinto povoado missioneiro no Rio Grande do Sul.
A redução tinha a praça ao centro e a igreja como principal construção. As poucas paredes ainda intactas dão a dimensão da grandiosidade do templo religioso. Um prédio com aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 de largura. Tão grande quanto o tamanho, era a riqueza do local. Relatos de cronistas que visitaram o local no início do século 19 se referem à igreja de São Lourenço como uma bela construção, com duas fileiras de colunas de madeira sustentando as naves laterais, cinco altares com ornamentos dourados, uma pia batismal esculpida em arenito e um cruzeiro construído em pedra.
São Lourenço Mártir permaneceu habitada por famílias indígenas e mestiças até meados do século 19. Hoje, é possível visitar remanescentes da igreja, do cemitério, do colégio e o espaço da quinta da antiga redução, parcialmente encobertos pela vegetação. Na portaria existe uma exposição sobre os resultados das pesquisas arqueológicas realizadas em São Lourenço.
Ruínas da igreja Cemitério
O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é responsável pelo sítio arqueológico, e vem efetivando um trabalho de fiscalização, proteção, restauração e preservação dos sítios. O trabalho é realizado de acordo com programas e projetos de parcerias para auxiliar nas ações planejadas. Observa-se em vários locais do sítio material de apoio para preservar a estrutura. O instituto preservou o cemitério que foi ocupado pelas comunidades