S Tese Laysa
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ALUNA: Maria Laysa Barbosa da Silva
PERÍODO – PÓLO: 9º Período – Surubim
DISCIPLIA : TCC 2
PROFESSORA: Fátima Cavalcanti
SÍNTESE DO TEXTO METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA
O texto proposto é bastante interessante, mostrando passo a passo conceitos básicos para a elaboração de um artigo, sinalizando as diferenças entre o artigo doutrinário e científico. O artigo científico, por exemplo, contém em sua estrutura, a descrição do método, idéias, apresentação, discussão dos resultados, conclusões, entre outras. Sendo composto por três elementos essenciais, que são: pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Os elementos pré-textuais, que são a princípio o título e subtítulo, também chamados de parte preliminar, precedem e identificam o texto do artigo. São constituídos de: título e subtítulo se houver, nome(s) do(s) autor(es), resumo e palavras-chave.
O título do artigo científico deve ser redigido com exatidão, revelando objetivamente o que o restante do texto está trazendo. Apesar da especificidade que deve ter, não deve ser longo a ponto de tornar-se confuso, utilizando-se de termos simples, para que seja facilmente compreendida pelo leitor. O subtítulo é opcional e deve complementar o título com informações relevantes, necessárias somente quando for para melhorar a compreensão do tema.
O resumo, no qual se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema, os resultados alcançados e as conclusões do trabalho. Devendo ser constituído de uma seqüência de frases com coesão textual e coerência.
As palavras chaves que são termos indicativos de assunto devem ser redigidas abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave”, separadas entre si por ponto final e finalizadas também por ponto final. Os Elementos textuais são os elementos que compõem o texto do artigo, as principais partes são introdução, desenvolvimento e conclusão.
A introdução é a apresentação do assunto do