Sociologia
Fundamentos da Sociologia
Professora: Luciana Mendonça
Ciências sociais, 1º período
Questões “Estratificação Social” 1) Por que existem desigualdades dentro dos países e entre os países? Existe alguma relação entre desigualdade e pobreza? Justifique a sua resposta argumentando e apresentando dados. Além das informações do texto, pesquise alguns indicadores atualizados.
2) Como as diferentes teorias sociológicas clássicas sobre estratificação social (funcionalista, Marx e Weber) contribuem para compreendermos as desigualdades entre as classes sociais no Brasil? Utilize as teorias bem como os dados sobre o Brasil (do texto ou de outras fontes que vocês queiram citar) que possam fundamentar a vossa argumentação.
1 – A sociedade globalizada atual de perspectivas neoliberais tanto na economia quanto na política, também moldam os aspectos sociais e culturais da contemporaneidade. Esse ponto de vista ideológico defende a liberdade de mercado e o estado mínimo, alegando a igualdade tem que estar nas oportunidades, para que qualquer pessoa obtenha sucesso econômico, se baseando na meritocracia. Será, no entanto, que esse discurso deve ser adotado mesmo com as grandes desigualdades sociais presentes nos moldes atuais da sociedade?
A desigualdade social foi presente durante a maior parte da história do ser humano, exceto nas sociedades coletoras “primitivas” e nos regimes socialista do século XX (ainda existiam algumas diversidades de status social, vide o Partido Comunista). Na medida do tempo, com a maior aquisição e produção de riqueza, o excedente foi se tornando cada vez maior e sendo controlado por pequeno numero de pessoas privilegiadas, que se estabilizavam no topo da estratificação e aumentavam a desigualdade em relação ao outros. Quanto mais inovações tecnológicas, mais era o excedente e maior era a desigualdade, que era desencadeada pela má distribuição econômica. O que antes era uma questão econômica se tornou também uma