Iso 14001 como ferramenta ambiental e empresarial
1 INTRODUÇÃO
Atualmente vivemos com grandes problemas ambientais, fazendo com que os cidadãos se tornem cada vez mais exigentes, não só em relação à qualidade dos produtos e serviços que adquirem e lhe são prestados, estão mais consciente dos problemas ambientais, profissionais e sociais que podem resultar do exercício de atividades para a obtenção dos mesmos.
A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos. Pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia. Representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.
A ISO 14001 é uma das normas internacionais de caráter voluntário, desenvolvida para auxiliar a gestão das organizações a equilibrar seus interesses econômico-financeiros com os impactos gerados por suas atividades, sejam impactos ao meio ambiente ou conseqüências diretas para a segurança e a saúde de seus colaboradores. Ela especifica requisitos para que um Sistema de Gestão Ambiental capacite uma organização a desenvolver e implementar política e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos. 2 A PARTICIPAÇÃO DO SETOR EMPRESARIAL NOS PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Segundo Rolim (2003), as questões relativas ao meio ambiente vêm se tornando uma preocupação crescente de grande parte da sociedade. Essa consciência da importância do meio ambiente e de sua preservação advém da constatação de que não haverá futuro para o homem sem que existam condições ambientais adequadas à manutenção da vida.
O desenvolvimento sustentável coloca o setor empresarial em foco como ator essencial