S RIUS TRABALHO
Período de vida (não achei)
As primeiras referências que se tem de Sírius remontam aos egípcios a cerca 4000 anos que a conheciam por Sothis em referência a um de seus deuses, porém o nome que conhecemos hoje provém do latim seirios que quer dizer brilhante.
Sirius é na realidade um sistema binário, ou seja, é constituído por duas estrelas: Sirius A é a estrela principal, aquela que vemos à vista desarmada; Sirius B é uma estrela anã branca, muito menos brilhante que Sirius A, sendo possível observar apenas com recurso a um bom telescópio. A distancia de Sirius a e Sirius b : mais ou menos a distância do sol até urano.
Na Bandeira do Brasil Sirius representa o Estado de Mato Grosso.
Sua temperatura é de 9,940 k, aproximadamente -263.21°C
Tamanho:
Sua magnitude é de 1,42
Com distância de 8,57 anos-luz da terra
Faz parte da constelação Cão maior
Localizando Sírius no Céu
Para localizar Sírius no céu, o primeiro passo é saber localizar uma das constelações mais conhecidas, a constelação de Órion, que possui três estrelas popularmente conhecidas como “As Três Marias”. Para quem nunca tentou se localizar no céu, achar as três marias é o melhor ponto de partida. Distinguir as três marias de outros grupos de três estrelas é questão de prática e paciência (não tente descobrir tudo em cinco minutos). Depois que achar as três marias, localize também as estrelas em volta. Traçando uma linha a partir das três marias é possível achar Sirius, que é a estrela mais brilhante.
Síriu é a estrela mais brilhante vista da terra depois do sol, seu brilho é cerca de 20 vezes superior ao brilho do Sol
SITES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Siriusv http://www.siteastronomia.com/sirius-estrela-mais-brilhante-do-ceu-noturno http://cienciasetecnologia.com/sirius-estrela-mais-brilhante-ceu/# http://www.astrosirius.com.br/aestrela.htm (ainda nao visto)