S&op: uma ferramenta prática e estratégica para vender, controlar e melhorar.
André. polito
Edilson. Requena
Monique. Calazans
Programa de Pós-graduação em Gestão de Processos Industriais, Universidade de Taubaté
Rua Daniel Danelli s/n, Jardim Morumbi, Taubaté, SP, CEP 12060-440
E-mails: andre.polito@bol.com.br mocalazans@hotmail.com edilson.requena@terra.com.br
Resumo Este trabalho visa apresentar o conceito de Sales and Operations Planning (S&OP) e conceituá-lo dentro de um ambiente cada vez mais competitivo e exigente como o que estamos inseridos.
É uma realidade em diversas empresas o fato de que algumas decisões de níveis táticos e estratégicos do planejamento das organizações são tomadas sem que os responsáveis tenham total conhecimento de todas as variáveis influenciadoras e influenciadas pelo processo analisado. Por conta disto, muitas decisões são tomadas incorretamente, acarretando prejuízos e dificuldades para outros departamentos e para o desempenho da empresa como um todo.
Visando minimizar esta realidade, o S&OP atua como um meio de unificar e difundir informações necessárias e suficientes para uma tomada de decisão eficiente por parte dos gestores. Este processo busca integrar as diversas áreas da organização, fazer com que elas interajam e captem o máximo possível de informações externas de maneira a permitir que empresas se antecipem aos fatos e busquem soluções pró-ativas as dificuldades e conflitos encontrados. Isto torna-se no futuro diferencial competitivo para quem adota a ferramenta, pois visa a eliminação de atividades não agregadoras de valor, além de auxiliar a definição concreta dos objetivos da empresa e de como alcançá-los, ocasionando aumento do nível de serviço prestado aos clientes e, conseqüentemente, o retorno dado por estes através da fidelidade, confiança e bom relacionamento com clientes e fornecedores. Além disso, esta ferramenta pode ser utilizada para maximização da capacidade