Resumo S&OP: Uma ferramenta prática e estratégica para vender, controlar e melhorar.
Rio de Janeiro
2013
1. Objetivo
Identificar como o processo Sales and Operations Planning (S&OP), ou seja, estratégica para vender, controlar e melhorar os resultados, está contribuindo para as corporações atingirem suas estratégias de negócio, baseado em diferenciação de produto e de serviço ao cliente, redução de custos e lucratividade.
2. Metodologia
“The association for Operations Management APICS (2010), traduz o plano estratégico dos negócios através de taxas de produção que venham de encontro aos planos da empresa em termos financeiros, serviço ao cliente e outros objetivos do negócio.”
O S&OP atua como um meio de captação, envolvendo principalmente as áreas de Marketing, Vendas, Operações, Logística e Finanças.
Azevedo, B. V., apud Correa et al apresenta alguns objetivos específicos do S&OP:
Suportar o planejamento estratégico do negócio;
Garantir que os planos sejam realistas;
Gerenciar mudanças de forma eficaz;
Gerenciar os estoques de forma a garantir um bom nível de serviço ao cliente;
Avaliar o desempenho;
Desenvolver o trabalho em equipe
Arozo Rodrigo, em seu trabalho Sales and Operations Planning – uma maneira simples de obter ganhos com integração interna (2006), apresentou uma descrição bastante suscinta sobre as etapas básicas do S & OP.
Atualização de dados
Planejamento da demanda
Reunião prévia de S&OP
Planejamento de produção e suprimentos
Reunião executiva de S&OP
Navarro, J.C.,C. (2006) apud The Association for Operations Management APICS (2000), apresenta a integração entre o planejamento anual das empresas e o processo mensal de S&OP, apresentando a integração entre os planos de produção e marketing para a geração dos planos operacionais diários ou semanais).
Figura 02: Processo de S&OP e integração no negócio
Fonte: