S NTESE RELA ES INTERPESSOAIS
UNIDADE 1 – A relação da psicologia com a educação
A psicologia como área do conhecimento
HISTÓRICO: A psicologia passou a ser considerada ciência em 1879, mas antes era considerada um ramo da filosofia, pois o conhecimento sobre o psiquismo humano era construído por meio das ideias de alguns pensadores.
O processo de construção do conhecimento acontece simultaneamente ao desenvolvimento da sociedade e de suas formas de organização. escravos - trabalho braçal filósofos - trabalho intelectual
Psicologia e ciência
A ciência é um produto social e cultural e a psicologia, assim como as demais ciências, constitui-se sob a influência dos momentos sociohistóricos. Por muito tempo, as respostas às diferentes indagações do homem foram dadas por meio de mitos.
Depois dos mitos, a religião e a filosofia foram as encarregadas de responder às indagações humanas. Com o advento de novos conhecimentos e de novas maneiras de se dar soluções para os diferentes problemas enfrentados pelo homem, essas duas formas de pensar não foram mais suficientes. Surgiu então a CIÊNCIA.
Alguns mitos sobre a ciência:
• Só o conhecimento científico é verdadeiro e real.
• Só o que pode ser expresso em termos quantitativos e coerente é objeto do conhecimento científico.
• A ciência e a tecnologia dela advinda, é que podem resolver os problemas do homem;
• Somente os “experts” (especialistas) são qualificados para tomar decisões, pois apenas eles detêm o saber.
Muitos são críticos dessa visão de ciência. O mito dessa verdade absoluta somente será contestado quando houver a conscientização de que a realidade é um produto da história dos homens.
A VERDADE: a ciência é uma prática social, ideologica e historicamente marcada.
1. As grandes polêmicas da Psicologia
* Definir-se.
* Construir uma concepção de homem não como um ser fragmentado (aspectos internos x comportamento – visão dualista), mas como um ser concreto e multideterminado.
Uma