Reduzida Portos
Portos Marítimos são aqueles aptos a receber linhas de navegação oceânicas, tanto em navegação de longo curso (internacionais) como em navegação de cabotagem (domésticas), independente da sua localização geográfica;
Portos Fluviais são aqueles que recebem linhas de navegação oriundas e destinadas a outros portos dentro da mesma região hidrográfica, ou com comunicação por águas interiores; e
Portos Lacustres são aqueles que recebem embarcações de linhas dentro de lagos, em reservatórios restritos, sem comunicação com outras bacias.
Navegação de longo curso é a realizada entre portos de diferentes países.
Navegação de cabotagem é a realizada entre portos nacionais.
Granéis são as cargas de baixo valor unitário, como minérios e grãos.
Carga geral é a mercadoria de elevado valor unitário, como a transportada em contêineres.
Cabotagem é o transporte de carga realizado pelo sistema aquaviário entre portos nacionais.
As ondas de superfície da interface água-ar transferem energia da fonte que as gerou para alguma estrutura ou linha de costa (margem), que dissipa ou reflete uma significativa parcela dessa energia.
As ondas de oscilação são movimentos periódicos cuja propagação não envolve grande deslocamento de massas líquidas de sua posição inicial por ocasião de sua passagem.
As ondas de superfície geralmente derivam sua energia dos ventos que sopram sobre a superfície do mar e propagam-se principalmente no rumo em que eles sopram. ondas de oscilação são baseadas em ondas simples descritas por funções matemáticas elementares que podem ser usadas para descrever o movimento das ondas.
Ondas sinusoidais ou hamônicas simples, são ondas simples cujo perfil superficial pode ser descrito por uma única função seno ou cosseno.
O empolamento consiste na alteração da altura da