TRABALHO 1ª instrução do aprendiz
ESQUADRO e o COMPASSO
Em primeiro lugar gostaria justificar minha escolha por uma razão muito simples, sou apaixonado pela engenharia. Formei-me em técnico em edificações pela Escola Técnica Federal de MT em 1986, mas por razões do destino, acabei mudando minha opção fazendo vestibular para administração.
No mundo profano, desde a antiguidade, O ESQUADRO E O COMPASSO são considerados os principais instrumentos de trabalho dos construtores e arquitetos, sem eles seriam impossíveis construir as casas, igrejas, e os grandes palácios. Os esquadros são usados traçar quadrados e retângulos com ângulos retos, com ele é impossível desenhar curvas, enquanto o compasso serve para desenhar circunferências, transferir medidas de desenhar curvas.
Hoje porém, com o advento da computação e o avanço das novas tecnologias, os atuais projetos de engenharia e arquitetura, são todos realizados por sistemas eletrônicos. Programas de informática, que dispensam o uso dos esquadros e do compasso, e dentre as mais conhecidas ferramentas da atualidade está o programa AUTO CAD, que hoje em dia está sendo utilizado em quase 100% das empresas de engenharia, ameaçando o Compasso e o Esquadro a se tornarem apenas referências simbólicas e peças de museus.
No simbolismo Maçônico, o esquadro e o compasso estão sempre associados, e juntos representam o brasão da maçonaria, o símbolo mais conhecido da maçonaria no mundo profano.
O ESQUADRO
O esquadro é uma das seis joias da Loja, e uma das três chamadas joias móveis. Nos três graus simbólicos é o símbolo da retidão e disciplina maçônica, são utilizados pelos irmãos aprendizes, companheiros e mestres, que os usam como sinal e marcham com os pés formando esquadro.
O Esquadro tem o sentido de equidade, Justiça e Retidão. É formado pela reunião da horizontal e da vertical, simboliza o equilíbrio resultante da união do ativo com o passivo. Constitui a jóia do cargo de Venerável, porque este deve ser o maçom mais reto e