S NTESE DOS MESTRES DAS CI NCIAS SOCIAIS
Aluno: Marlon Gutemberg Alencar de Moraes - 14211150001
Curso: Serviço Social – Noturno – 2º Semestre
Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II
Professor: Fabiana Boaventura
Data: 19/03/2015
SÍNTESE DOS MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Durante um longo período, a história da humanidade foi estudada e analisada por diversas pessoas, mas somente após as revoluções, tanto, intelectual quanto e principalmente à industrial, foram adotadas perspectivas de uma nova ótica, trazendo a necessidade de novas ciências, fundamentando a ciência do social, que logo em seguida foi denominada de “Sociologia”. Devido ao rápido progresso industrial capitalista, foram geradas demandas, nas quais, as ciências sociais deveriam acompanhar tal progresso, tornando mais claras as relações existentes entre os homens na/em sociedade.
No final do século XVIII, nasce um importante pensador na França, que ao longo de sua vida, tornara-se um filósofo e matemático, que ao estudar a vida em sociedade, constituirá uma nova disciplina, chamada inicialmente por ele de “física social”, que logo passará a ser reconhecida como disciplina fundamental para o estudo das sociedades, instituindo então a “SOCIOLOGIA”, como base de parâmetros para o estudo e pesquisa das relações dos homens em sociedade. Auguste Comte (1798-1857) foi o primeiro a iniciar o pensamento teórico da filosofia “positivista”, que era contrário às ideias do “Iluminismo”, para ele eram ideias de filosofias negativas. Já no século XIX a partir de 1846, suas obras passam a ter sentidos religiosos, aonde se rebela, mudando as teorias antiliberais de opositores do progresso ligados a Igreja da época, fundando a “Religião da Humanidade”.
Comte preocupou-se em estudar e compreender as sociedades, com intenções de organizá-las e reformá-las, através dos conceitos de “ordem”, das ideias e modelos conservadores, e