S Nia Resenha 4
BROWMAN, C. P. & GOLDSTEIN, L. Some Notes on Syllable Structure Articulatory Phonology. Phonetica, 1988, pp. 45, 140 – 155.
HENRIQUES, I. A importância da sílaba: uma reflexão fonológica. ElingUP - Revista electrónica de linguística dos estudantes da Universidade do Porto, 2009, vol. 1, n. 1; 2009 pp. 37-59.
No primeiro artigo - “Some Notes on Syllable Structure Articulatory Phonology, - BROWMAN & GOLDSTEIN discutem duas abordagens para busca dos padrões estáveis na organização gestual do discurso: a organização local dos gestos (individuais coordenados com outra organização de gestos individuais) e a organização mundial de gestos (que formam maior conglomerados).
Ao iniciar a discussão, os autores mostram que por meio da observação da atividade do trato vocal durante o ato de fala é possível observar vários padrões estáveis, a saber: a formação de liberação de constrições feitas com os lábios ou o corpo da língua, dando a entender com isso que tais padrões inerentes ao movimento, ou gestos, podem formar a base para a descrição fonológica do discurso.
Em seguida, eles abordam questões referentes ao modelo dinâmico de tarefas com a convicção de que tal modelo possibilita caracterizar gestos individuais em termos de padrões de movimentos coordenados de grupos de articulação. Por outro lado, segundo os supracitados autores, em grande escala, os gestos parecem ser coordenados por eles próprios de padrões estáveis.
Após a discussão inicial a respeito dos padrões estáveis dos gestos e da dinâmica das tarefas, Browman e Goldstein trazem à tona um trabalho que ambos estão desenvolvendo. Este se resume em um modelo computacional baseado em gestos de produção de discurso. Nesse modelo, os autores fazem uma tentativa de expandir o conjunto de regras para levar a coordenação intergestual para o inglês americano e, para isso, postulam duas diferentes organizações do grupo de gestos orais associados com um padrão: uma