RESUMO DO LIVRO “VIDAS SECAS”,GRACILIANO RAMOS
A seca obrigara a família de Fabiano (ruivo de olhos azuis) a caminhar pelo sertão como nômades, a mulher sinhá Vitória já mostrara se fraca, carregando o filho mais novo colo, atrás vinha o filho mais velho acompanhado de sua fiel cadela Baleia, ambos se mostraram magros e fracos em plena miséria e fome .O menino mais velho como não se aguentara mais em pé ,desmaiara –se, Fabiano chegou a pensar em abandonar o filho mas acabou por carregá-lo. Na véspera o papagaio da família acabara sendo morto para aliviar a fome dos demais.
Andando mais avistaram uma fazenda abandonada, embora cansados avistavam um sinal de esperança para salvar suas vidas, ao chegar na fazenda Baleia caça uma preá, ao retornar com a vítima de sua caçada a família logo inicia seu banquete tão esperado. Fabiano se anima ao ver um sinal de chuva . Ele curou no rasto a bicheira da novilha Raposa. Animara-se com a ideia de se fixar naquela terra como vaqueiro, mas logo se entristeceu ao perceber que estava plantado em terra alheia. Fabiano lembra de seu amigo Tomás de Bolandeira, que mesmo culto, não resistira aquela terrível seca . A vida começa a melhorar trabalhando na fazenda já enxerga um futuro melhor pra sua família. Dias depois vai a cidade comprar querosene e um tecido para sua mulher, devido a sua mesquinharia procurando preços melhores acaba em um bar, sendo desafiado por um soldado ”amarelo” no jogo ,no final da contas é preso e passa a noite na cadeia. Fabiano pensa que se estivesse estudado mais teria se livrado da prisão e sua família não estaria preocupada com ele.
Sinhá Vitória sonha com uma cama de couro cru, afinal dorme em uma cama de varas juntamente com seu marido Fabiano, já pensara em vender suas galinhas para realizar seu sonho.
O menino mais novo admirava seu pai como ninguém, planejava crescer e se tornar como ele, montara em um bode, mas foi surpreendido por um tombo, queria desesperadamente impressionar seu