Relaç~pes Públicas
Alfonso Cury
Beatriz Junqueira Débora Alyne
Ivan Lúcio
Verônica Lima
Wesley Costa
Resumo. Trazemos para discussão o filme nacional “Nome Próprio” dirigido por Murilo Salles, exibido no ano de 2008, com o intuito de analisar a mensagem que o cinema passa para o público através das cenas de um filme e suas linguagens representativas. O filme escolhido será para mostrar o que tem de incomum e diferente entre o mundo virtual e o mundo real, o cinema relata histórias reais vivenciadas no cotidiano em outras as histórias são fictícias e temáticas. O indivíduo vive no mundo real, mas nos tempos de hoje, na maioria das vezes, manifesta-se através do mundo online tendo sua própria página pessoal na internet, digamos, os diários íntimos publicados como uma espécie de ’escrita íntima’, conhecida como blogs.
Palavras-chave: Internet – Ciberespaço - Cinema
Internet
A internet, que é esse mundo virtual que tanto usamos, foi criada na Guerra Fria com o objetivo de manter a comunicação entre as bases militares em caso de ataques. Depois deste surgimento, passou a ser um meio de comunicação importante no meio social, se expandindo em vários setores. Passou a ser utilizada para todos os tipos de pesquisas, vendas, informações e até mesmo para diversão, como os games, as salas de bate papo, sites de relacionamento dentre outras ferramentas que fazem com que as pessoas não percam o contato. Podemos dizer que nos dias de hoje muitas pessoas não vivem sem a internet, para elas o mundo virtual passou a ser uma necessidade onde compram, vendem, acessam serviços bancários, até mesmo como um meio de expressar sentimentos íntimos através de suas páginas pessoais cujo codinome ‘’diário virtual’’ ou “blog”.
Este novo espaço com áreas de privacidade - um novo mundo virtual ou mundo mediatizado – é um suporte aos processos cognitivos, sociais e efetivos, os quais efetuam a transmutação da rede de