Pós´graduado
INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICO DA EDUCAÇÃO
MÉTODO CARTESIANO
Pelotas
2010
MARIO AUGUSTO DE ARAÚJO CANECO
Trabalho de Método Cartesiano, a ser Apresentado no 4° Semestre do Curso de Licenciatura em Matemática / Noturno, da UFPEL, como requisito parcial para maior capacitação na disciplina de Fundamentos Sócio-Histórico-Filosófico da Educação.
Pelotas
2010
MARIO AUGUSTO DE ARAÚJO CANECO
1 INTRODUÇÃO
Descartes foi um filosofo cuja característica era seu temperamento matemático, e sua preocupação eram a ordem, a clareza e a distinção. Preocupava-se também em manter a sua filosofia positiva e concreta. Propôs fazer uma ciência essencialmente prática e não especulativa, queria disciplinar a ciência. O método cartesiano por ele elaborado seria universal, inspirado no rigor matemático e racionalista.
1.1 OBJETIVO
O presente trabalho tem por finalidade demonstrar como o francês René Descartes e o Método Cartesiano por ele elaborado se relacionam com a ciência da matemática. Para isso foram formulados os objetivos específicos, abaixo relacionados, que permitirão o encadeamento lógico do raciocínio descritivo apresentado neste estudo: a. Apresentar a origem do pensamento cartesiano; b. Apresentar a época histórico-filosófica do método; c. Apresentar as principais características; d. Descrever as regras utilizadas na aplicação do método; e e. Descrever as relações do método com a ciência matemática.
1.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Quanto à natureza, o presente estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa. A seleção das fontes de pesquisa foi baseada em