Práticas corporais X atividade física
Práticas corporais e atividade física são dois conceitos que abordam o corpo e suas possibilidades em perspectivas distintas.
O conceito de atividade física foi historicamente relacionado à área da Saúde sob uma visão predominantemente biológica. A ideia de que a atividade física, por si, produz saúde necessita ser substituída por uma visão ampliada de corpo e de ser humano como uma construção cultural e social. Perguntas do tipo “quantas vezes por semana se deve praticar uma atividade física”, ou “qual é a melhor atividade para melhorar a saúde” são comumente ouvidas, como se a felicidade e a sensação de bem estar dependessem exclusivamente do gasto calórico.
Tais conceitos fundamentam-se na física newtoniana. É basicamente entendido como sinônimo de gasto energético e está associado diretamente à ideia de ingestão calórica. Grosso modo, quanto maior for o consumo de calorias, maior deverá ser o gasto energético corporal para equilibrar essa relação.
Várias pesquisas demonstram fortes evidências de que a prática regular da atividade física proporciona diversos benefícios à saúde, principalmente relacionado à prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Sabe-se, por exemplo, que o sobrepeso e a obesidade representam inúmeros riscos à saúde da população e que mais da metade dos brasileiros sofrem com o excesso de peso, em todas as regiões, faixas etárias, sexos e níveis socioeconômicos (IBGE, 2010).
Atividade Física e seus benefícios
Pesquisas apontam fortes evidências de que a prática de atividade física regular orientada auxilia na manutenção da aptidão física:
Várias pesquisas demonstram fortes evidências de que a prática regular da atividade física proporciona diversos benefícios à saúde, principalmente relacionado à prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Sabe-se, por exemplo, que o sobrepeso e a obesidade representam inúmeros riscos à saúde da população