O que é Metodologia Científica?
Resumo
Ciência vem do latim e tem o significado de conhecimento ou sabedoria. Em suma, cada pessoa tem um conhecimento em determinado assunto com ligação a algo da realidade. De varias maneiras de tratar sobre a realidade, para compreender, explicar e buscar sobre a mesma; podendo o conhecimento ser senso comum, artístico, filósofo, teológico ou cientifico.
O conhecimento do senso comum tem informações a respeito da realidade. No conhecimento científico, a divisão hoje entre filosofia e ciência já é normal, mas não existia antes da vinda da modernidade, é bom destacar que a ligação da ciência com a filosofia e com a arte sempre foi existente. A ciência não é imediata, não se satisfaz com informações superficiais a cerca de um aspecto da realidade, ela sim tende a ser critica.
O conhecimento científico se caracteriza como a busca das possíveis causas de algum fato, destarte, busca entender e explicar a realidade mostrando os fatores que indicam a existência de um acontecimento.
No começo da modernidade houve uma valorização das etapas para realizar ciência, essas etapas foram apuradas, pois se partia da hipótese que o homem sozinho seria capaz de desvendar as causas dos fenômenos da natureza. Todavia, antes da modernidade, a análise da natureza não era valorizada, entretanto partia-se de uma suposição que o único conhecimento possível seria oferecido por Deus ao homem, através de uma revelação. Essas hipóteses se referem a o que é o homem, os modos pelas quais a natureza e a sociedade são inventadas e o sistema de produção de conhecimento. Contudo a ciência ter critérios que, de modo geral, são aprovados por todos os cientistas como definidores de sua maneira de trabalha.
A epistemologia, especialmente a partir dos trabalhos de I. Kant aplica os termos sujeito e objeto para realizar referência as duas extremidades envolvidas na produção do conhecimento do homem e o aspecto de realidade a ser sabido. Na história da