´PARASITOLOGIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Disciplina: Parasitologia Clínica
Professor: Ulisses
Acadêmica: SUELLEN DA SILVA PERINA
VASSOURAS
2014
1 INTRODUÇÃO
As enfermidades parasitárias são apontadas como indicadores de desenvolvimento socioeconômico de um país, e um freqüente problema de saúde pública, afetando principalmente indivíduos jovens, desencadeando além de problemas gastrintestinais, baixo rendimento corporal e conseqüente atraso no desenvolvimento escolar (COLLEY, 2000).
Embora não sejam medidos esforços por parte dos órgãos de saúde mundial para controlar estas enfermidades, não tem ocorrido uma redução nestes índices, considerando principalmente as famílias de baixa renda, cuja condição de vida precária, má higiene e nutrição, contribuem ainda para a propagação das enfermidades parasitárias (MORAES, 2000).
2 Giardia lamblia
Giardia lamblia é uma causa comum de diarréia em humanos e outros mamíferos em todo o mundo. Ele pode ser distinguido de outras espécies de Giardia por luz ou microscopia electrónica. Os dois principais genótipos de G. lamblia que infectam os seres humanos são tão diferentes geneticamente e biologicamente que pode justificar as espécies ou subespécies distintas designações. Trofozoítos têm núcleos e um citoesqueleto bem desenvolvida , mas falta mitocôndrias , peroxissomas, e os componentes de fosforilação oxidativa.
Eles têm um sistema endomembranar com , pelo menos, algumas características do complexo de Golgi e do retículo encoplasmic , que se torna mais extensa em encistamento organismos. A natureza primitiva das organelas e metabolismo , assim como a pequena subunidade de rRNA filogenia , levou à proposta de que a Giardia spp . estão entre os eucariontes mais primitivos. G. lamblia provavelmente