P De Marmore
DE MÁRMORE E GRANITO
CARLOS EDUARDO DE SOUZA
Vamos estudar neste trabalho a viabilidade técnica da utilização do RCMG
(resíduos do corte do mármore e granito) como agregado para a composição de tijolos ecológicos.
Introdução
Nas empresas brasileiras temos para a produção de rochas ornamentais a serragem em chapas, em equipamentos chamados teares. Com a serragem, cerca de 25% a 30% do blocos são transformados em pó, que é depositado nos pátios das empresas.
Um projeto de iniciação científica em desenvolvimento na Unoesc Videira, pelo acadêmico da nona fase do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental,
Robbin Alex Reyes Zanotti, utiliza resíduos industriais para fabricação de tijolos ecológicos. Dentre os materiais utilizados, estão o pó de porcelanato, mármore e granito, extraídos do lixamento, polimento e corte, além da cinza pesada resultante da queima de madeiras nas caldeiras industriais.
Este trabalho visa a utilização do (RCMG) para a produção de tijolos ecológicos. (http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/residuos-industriais-saeotransformados-em-tijolos-ecológicos)
Mármores e Granitos
O QUE SÃO MÁRMORES E GRANITOS:
Rochas são agregados de um ou mais tipos de minerais. O tamanho e a disposição deles (aspecto) dependem de sua formação.
Os mármores são rochas metamórficas constituídas principalmente por minerais de calcita.
Já os granitos são rochas ígneas constituídas principalmente por minerais de quartzo, feldspato e mica.
Os minerais de calcita são facilmente atacados por soluções ácidas, além de serem mais frágeis e de dureza menor do que os minerais constituintes dos granitos. O quartzo e o feldspato são aproximadamente duas vezes mais “duro” (resistência relativa ao risco) do que a calcita.
(http://polipedras.com.br/?p=118)
COMO SE FORMAM NA NATUREZA:
O mármore é formado pela transformação de uma rocha sedimentar pré existente.
Essa transformação, o metamorfismo, é o resultado de uma