O Sistema Solar Constitu Do Pelo Sol E Por Um Conjunto De Objetos Astron Micos Que Se Ligam Ao Sol Atrav S Da Gravidade

1032 palavras 5 páginas
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade. Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4,6 bilhões de anos. Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas relativamente solitários, cujas órbitas são quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado plano da eclíptica. Os quatro menores planetas (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais e rochas. Os quatro maiores planetas (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telúricos, sendo também chamados de planetas gasosos. Os dois maiores, Júpiter e Saturno, são compostos em sua maior parte de hidrogênio e hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como "planetas ultra periféricos", são cobertos de gelo, sendo às vezes referidos como "gigantes de gelo", apresentando também em sua composição água, amônia e metano.
As órbitas dos planetas do Sistema Solar se encontram ordenadas a distâncias crescentes do Sol de modo que a distância de cada planeta é aproximadamente o dobro da distância do planeta imediatamente anterior. Esta relação é conhecida como Lei de Titius-Bode, uma fórmula empírica que indica a distância de cada planeta ao Sol em unidades astronômicas (UA): Onde = 0, 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128.
Nesta formulação, a órbita de Mercúrio corresponde a k = 0, o que dá um semieixo maior de 0,4 UA, enquanto que a órbita de Marte (k = 4) tem um semieixo maior de 1,6 UA. Porém, os valores observados são, respectivamente, 0,38 UA e 1,52 UA. Ceres, o maior asteroide, corresponderia a k = 8. Esta lei não se ajusta a todos os planetas (por exemplo, Netuno está muito mais próximo do Sol do que a distância predita

Relacionados