o Último Imperador- resumo
Professor:Rodrigo matéria:Geografia
O filme faz uma retrospectiva da vida de Pu Yi, herdeiro do trono chinês, que foi criado em meio à realeza, mas com a tomada do poder pelos comunistas, é deposto, ainda adolescente, e tem que se adaptar à vida no novo regime.
Pu Yi passou sua infância e adolescência e vida fechado na Cidade Proibida (título de Cidade Proibida surgiu pelo fato de somente o imperador, sua família e empregados especiais terem permissão para entrar no conjunto de prédios do palácio. Trata-se de uma cidade dentro de outra cidade) onde, aos três anos de idade, foi coroado como imperador da China. Mesmo imperador não tinha contato com seu povo, desconhecia as dificuldades pelas quais passavam seus súditos, era assessorado por ministros, secretários e seu orientador.
Surpreendido por um golpe de estado que fez surgir a república na China, teve que sair da Cidade em 1932 foi utilizado como estado fantoche pelos japoneses e a Manchúria foi renomeado de Manchukuo.
Em 1949 ocorria um movimento liderado pelo socialista Mao-Tsé-Tung e ao chegar ao poder todos os símbolos relacionados ao passado imperial sofrerem intensas e violentas perseguições por parte do novo regime.
O contexto é bem complexo, pois o filme resgata a história da China ainda imperial no início do século 20, passando pela proclamação da república em 1911, até a revolução comunista que proclamou a República Popular da China em 1949.
Pu Yi Colaborou com a invasão do Japão sobre a china, sendo nomeado imperador de Manchukuo, o Estado fantoche do Japão na China entre 1934 e 1945. Capturado pelos soviéticos foi enviado para China Popular, que o manteve preso até 1959, em um centro de reeducação onde foi obrigado a apoiar o comunismo.