O óleo de Lorenzo
Os médicos sabiam que as doenças da família das leucodistrofias eram muito raras. Lorenzo era portador da ALD, que é um devido congênito no metabolismo que provoca a degeneração do cérebro e só afeta o sexo masculino, geralmente entre as idades de 5 e 10 anos. O progresso até então era ininterrupto e a morte era inevitável até dois anos após o diagnostico da doença. Lorenzo tinha uma quantidade de gordura saturada no sangue que destruíam o cérebro. Existe uma enzima que deveria metabolizar essas gorduras, mas nos portadores de ALD, ela é defeituosa, recolhendo células nervosas ao invés da própria gordura, e isso destrói a mielina do cérebro, e enquanto o cérebro se degenera, o corpo perde as suas funções.
2) Quais foram as alternativas apresentadas pelos médicos para a família?
Naquela época os médicos não tinha identificado tratamento para a doença ainda. Eles disseram aos pais de Lorenzo que a medicina não havia descoberto nada que eles pudessem fazer para conter o progresso da doença. As alternativas apresentadas pelos médicos foram uma dieta a base de alimentos que não continham gorduras saturadas para evitar que elas não se acumulem no cérebro e diminuir os sintomas do menino. Lorenzo foi submetido a uma quimioterapia que iria suprimir seu sistema imunológico.
3) Quais foram as dificuldades encontradas pelos pais de Lorenzo para conseguir um tratamento? Qual era a causa das dificuldades encontradas? Os casos de ALD mundiais eram muito poucos. Os mais interessados em achar a cura para a doença eram os próprios pais dos meninos. Eles não tinham conhecimento cientifico sobre a ALD, então todas as suposições que eles descobriam deveriam ser provadas e em determinado tempo seriam analisadas pela ciência médica. Uma das dificuldades era a dependência que os garotos tinham da medicina para encontrar a cura da doença.
4) Quais são os interesses em jogo nas