O átomo
Definição de átomo:
O átomo é a menor partícula que caracteriza um elemento químico. O átomo apresenta um núcleo com carga positiva (protões e carga elementar), que apresenta quase toda sua massa, e electrões que determinam o seu tamanho.
Evolução do estudo do átomo:
“Primeiro” modelo do átomo
O primeiro modelo do átomo foi sugerido pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo, onde apresentavam a ideia de que toda a matéria era constituída por partículas de pequeníssimas dimensões invisíveis que se designaram como átomos. Como esta ideia não tinha um suporte experimental não pôde ser considerada uma teoria científica.
No início do século XIX, esta ideia ressurgiu, graças aos trabalhos experimentais de químicos como Lavoisier, Boyle, Proust e John Dalton. Este último considerava que o átomo era indivisível e indestrutível, que se mantinha inalterado durante uma transformação química, possuindo assim, cada elemento um “peso” característico.
[pic]
Modelo do pudim de passas:
O seguinte modelo de átomo foi estudado pelo físico inglês Joseph Thomson, que realizou várias experiências com tubos de descarga, podendo comprovar então a existência de partículas subatómicas de carga eléctrica negativa, os electrões.
Em 1909 a descoberta de Joseph Thomson conduziu á proposta de um novo modelo atómico em que o átomo seria uma massa esférica maciça de carga eléctrica positiva e uniformemente distribuída, em que os electrões se encontravam dispersos. Os electrões existiriam em quantidade suficiente para que a carga global do átomo fosse nula.
Modelo planetário:
O “modelo planetário”, assim chamado, foi o seguinte modelo atómico apresentado em 1911, pelo físico e químico Ernest Rutherford que propôs um novo modelo totalmente diferente do modelo anterior baseando-se nos resultados obtidos da realização de uma experiência, em que bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas α (alfa).