O S Culo 21 Come Ou H Mais De Uma D Cada
Uma das transformações mais significativas acontece na Igreja Católica Apostólica Romana. Com suas doutrinas seculares, ela também não ficou imune a tantas mudanças em diversas esferas.
A mesma que ajudou a levantar e derrubar reis e rainhas, que fez a inquisição para julgar e condenar com suas leis, que foi ligada ao domínio do conhecimento, elege agora um jesuíta latino-americano para assumir a função de papa, que chegou, vale lembrar, a ser chamado recentemente de marxista por ultra-conservadores americanos, depois de fazer duras críticas ao nosso sistema capitalista, ao consumismo e à idolatria do dinheiro - na primeira exortação apostólica, Evangelii Gaudium. Em resposta, o Papa Francisco disse que considera a ideologia marxista "equivocada", mas que não se sentiu ofendido por ter sido chamado como tal. "Na minha vida conheci tantos marxistas bons como pessoas que não me ofendo", disse o Pontífice ao jornal La Stampa.
Jorge Mario Bergoglio, assim que assumiu o papado, em março de 2013, deu sinais de que mudanças poderiam surgir ao recusar os luxuosos cômodos do Palácio Apostólico no Vaticano e escolher a Casa de Santa Marta, para ficar “junto com os outros membros do clero”. É lá que hoje o papa costuma tomar café da manhã, além de celebrar missa para os funcionários locais. Dispensou também o carro oficial e os seguranças. No início de dezembro, eram crescentes os rumores de que ele costuma "escapar" do Vaticano durante a noite, vestido como padre, para encontrar pessoas necessitadas de Roma. Autoridades do