O M Todo Busquet
2. O que é o Método Busquet? É um método terapêutico manual baseado, inicialmente, em um exame completo que coloca em evidência e de forma clara, os pontos de tensão em diferentes partes do corpo. O tratamento é então realizado no intuito de relaxar as tensões existentes.
3. Objetivos: - Liberar as zonas de tensão - Melhorar a mobilidade dos tecidos das diferentes cadeias fisiológicas - Melhorar a função - Melhorar a postura.
4. Metodologia: Anamnese Exame físico Síntese Tratamento Reavaliação
5. Anamnese - o 1 passo Inicialmente, é realizada uma entrevista em que se procura colocar em evidência a queixa principal do paciente e a busca por eventuais antecedentes que possam explica-la. Todas as dores e disfunções são analisadas, assim como, todo o histórico clínico do/a paciente.
6. Exame postural o 2 passo A postura do paciente é analisada considerando que toda e qualquer assimetria é uma estratégia lógica e coerente do corpo no intuito de promover um maior conforto. “Más posturas” são vistas dentro de um padrão inteligente do corpo. Faz-se necessário a sua interpretação e não a sua correção imediata!
7. Exame dinâmico o 3 passo Movimentos são realizados em todo o corpo na busca por limitações e perdas de mobilidade. Quando este não se move em determinada direção, interpretamos que há um aumento da tensão em uma ou mais cadeias musculares no intuito de proteger uma eventual tensão interna.
8. Exemplo de perda de mobilidade Cirurgias abdominais acarretam aderências e fixações internas entre os diferentes órgãos e vísceras. O corpo recrutará as cadeias musculares com o objetivo de impedir que essas aderências sejam estiradas. Uma mudança postural será instalada no sentido do enrolamento.
9. Exame das tensões internas o 4 passo Um método só pode ser considerado como global a partir do momento em que todo o corpo é avaliado. As tensões localizadas no sistema visceral são responsáveis por cerca de 80-90% de todas as