Principais horm nios do TGI

340 palavras 2 páginas
Principais hormônios do TGI Gastrina:
É secretada pela porção antral do estômago. Quando alimentos que contenham proteína atingem o estômago, o mesmo secreta gastrina que vai agir nas células oxínticas e promover a produção e liberação de HCl.
Secretina:
É secretada pelo duodeno e age no pâncreas, promovendo a produção e liberação do suco pancreático, que por sua vez age favorecendo a digestão no duodeno. Mas sua ação principal é promover a liberação dos íons bicarbonato, responsáveis pela neutralização do pH entérico. A secreção de secretina se inicia logo após o alimento atingir o estômago.
Colicistoquinina (CCK):
É secretada pelo duodeno e tem várias ações:
1- Promover a liberação da bile.
2- Junto com a secretina promove a liberação do suco pancreático e dos íons bicarbonato no pâncreas.
3- Inibe o esvaziamento gástrico. A CCK é liberada sempre que o duodeno recebe alimentos, impedindo que muito chegue a ele duodeno de uma só vez. Assim a CCK estimula a função gástrica de armazenar o quimo para que ele chegue lentamente ao duodeno.
A CCK é liberada por glândulas da mucosa duodenal e vai agir, como vimos, no estômago, no fígado e no pâncreas.
Peptídeo Inibitório Gástrico (GIP):
Possui a mesma função da CCK, só que é liberado em menor quantidade e é menos importante. Também é liberado pelo duodeno.

Motilina:
É um peptídeo enteroendócrino, produzido pelas células MO do intestino delgado, especialmente no duodeno e jejuno e estimulam a motilidade (movimento peristáltico) do intestino delgado. Estimula a secreção de pepsina.
Somatostatina:
É um hormônio proteico produzido pelas células delta do pâncreas, em lugares denominados Ilhotas de Langerhans. Intervém indiretamente na regulagem da glicemia, e modula a secreção da insulina e glucagon. A secreção da somatostatina é regulada pelos altos níveis de glicose, aminoácidos e de glucagon. Seu déficit ou seu excesso provocam indiretamente transtornos no metabolismo dos carboidratos. É também secretada pelo

Relacionados

  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas
  • farmacologia snp e snc
    14084 palavras | 57 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas
  • Imuno Med Resumo
    36657 palavras | 147 páginas