O xaxado
O Xaxado é uma dança popular brasileira que diferentemente do xote, não é encontrada em todo o Brasil, mas sim característico da região nordeste do Brasil e a sua origem é um tanto controversa, com alguns autores que afirmam que ela vem dos portugueses que aqui chegaram como colonizadores e aprenderam com os indígenas. Outros ainda levantam a tese que o xaxado é nada mais do que uma variação do baião, que é uma dança nordestina rápida e alegre, sapateada e geralmente acompanhada de um grupo musical composto por uma zabumba, dois pífaros e uma caixa, principalmente dos sertões de Pernambuco, Ceará e Paraíba.
Segundo o folclorista Roberto Benjamin, o xaxado é um ritmo e uma dança sertaneja, com evidentes características indígenas e é originário de regiões de Pajeú e Moxotó, no Estado de Pernambuco. Outras pesquisas indicam que o xaxado já era conhecido desde 1922, nas regiões do Agreste e Sertão de Pernambuco.
Roberto Benjamin nasceu na cidade de Recife, Pernambuco, em 31 de julho de 1943, formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em Direto pela Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Pernambuco, além de vários outros cursos. Exerceu diversos cargos e se aprofundou no estudo da cultura brasileira e é considerado como um dos maiores teóricos da folkcomunicação, que é uma disciplina científica que tem como objetivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa.
Alguns autores também sustentam que a palavra xaxado é originário de uma onomatopeia do barulho xá, xá, xá que acontece quando os dançarinos arrastam suas sandálias no chão acompanhando a cadência da melodia no tempo do cangaço, porém esta tese é bastante contestada porque naquela época os cangaceiros andavam ou acampavam em lugares de terra batida ou descampado na caatinga, portando nesses locais o barulho é fofo e fechado, ao contrário se eles praticassem