Folclore de Tocantins
A origem da palavra é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa feito pelos dançarinos quando arrastam as alpercatas no chão. A origem do xaxado também existe controvérsias, alguns afirmam que ele nasceu em Pernambuco, mas existem dúvidas de quem teria sido seu criador, alguns historiadores afirmam que sua origem é portuguesa e outros que sua origem é indígena. O xaxado foi divulgado pelos cangaceiros que usavam a dança como grito de guerra ou para celebração de vitórias, o rifle era a substituição da mulher, porque a dança era tipicamente masculina. Com o passar dos anos as mulheres conseguiram seu espaço na brincadeira.
Os movimentos da dança são apresentados em fila (influência indígena), sem volteio, avançando o pé direito em três e quatro movimentos para os lados e puxando o esquerdo, num rápido e arrastado sapateado. Vejam o vídeo para ter uma melhor visualização desta cultura que também faz a diferença.
O xaxado é uma dança nascida no seio do Sertão, nas caatingas secas castigadas pelo sol ardente, praticada por cangaceiros, homens rudes condenados por uma questão social, a viver perseguindo e perseguidos sem destino.
Era praticado nas horas de descanso ou depois dos tiroteios, quando saíam vitoriosos. O arrastado das sandálias de sola, feitas de couro, no chão duro e batido, provocavam o ruído semelhante ao xá-xá, daí o nome xaxado.
Foi praticado com mais intensidade e mais divulgado por Lampião, o rei do Cangaço e seu bando. Os próprios cangaceiros criavam as letras das músicas tocadas e cantadas pelo próprio bando, a exemplo da música Mulher Rendeira, hino de Lampião que o entoava quando se sentia seguro de ataques e tocaias.
Segundo o grande historiador e antropólogo brasileiro Câmara Cascudo, o xaxado é uma dança originária do alto Sertão de Pernambuco, enquanto que os outros ritmos tem sua origem advindas de Portugal ou nas culturas indígenas. O xaxado está intimamente ligado aos cangaceiros da região nordestina, ao celebrar