O VOTO NO BRASIL
O voto é o bem mais precioso e democrático conquistado até hoje pelo povo brasileiro. Diante deste contexto histórico vale ressaltar que tal conquista já passou por diversas exigências para se consolidar como tal atualmente, como por exemplo renda mínima e exclusão do sexo feminino.
E foi à partir do advento da CF/88 que o voto também passou a ser obrigatório sob pena de punição a quem escusar o seu cumprimento, salvo em alguns casos devidamente previstos na mesma. Mas, esta lei gera mais perguntas do que respostas, pois há várias dúvidas entre qual voto, seria melhor para todos: o facultativo ou o obrigatório?
Os pontos positivos do voto obrigatório é que primeiramente, foi algo conquistado ao longo do tempo, pode-se até dizer que uma das maiores conquista da humanidade, e as pessoas tem o compromisso de a cada dois anos conhecerem e examinar minuciosamente a proposta de cada candidato, e escolher qual será melhor não apenas para si, mas para todos.
Já os pontos positivos do voto facultativo é que um eleitor livre teria que ter motivos e argumentos verdadeiros para comparecerem às urnas, o que seria um bom motivo para os candidatos apresentarem propostas e cumpri-lás, pois teriam a consciência de que se não fosse dessa forma não haveria eleitores dispostos a irem às urnas.
Enfim, por via dos fatos citados acima, com o voto facultativo as pessoas teriam a liberdade de se manifestarem, expressarem a insatisfação com o ordenamento político atual, da forma correta que seria o de não comparecer as urnas, pois hoje os meios empregados pelos eleitores para tal são o voto nulo ou branco, o que não é recomendado, ou seja, todo o sistema iria se constituir de uma nova forma.