O VALOR DA FILOSOFIA CRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO TIPOS DE CONHECIMENTOS O SIGNIFICADO DE VERDADE
Muitos homens, sob a influência da ciência e dos negócios práticos, tendem a duvidar se a filosofia é algo melhor que inocente, mas inútil passatempo.
Esta visão da filosofia parece resultar, em parte, de uma concepção errada dos fins da vida humana e em parte de uma concepção errada sobre os tipos de bens que a filosofia empenha-se em buscar. Se o estudo de filosofia tem algum valor para outras pessoas, além dos estudantes de filosofia deve ser somente indiretamente, através de seus efeitos. Portanto, é em seus efeitos, se é que ela tem algum, que se deve procurar o valor da filosofia.
Mas, além disso, devemos libertar nossas mentes dos preconceitos do que são incorretamente chamados de homens práticos, (Homem prático é alguém que reconhece apenas necessidades materiais, que acha que o homem deve ter alimento para o corpo, mas se esquece que é necessário prover alimento para o espírito).
Enfim, para resumir o valor da filosofia, ela deve ser estudada, não em virtude de algumas respostas definitivas ás suas questões, mais sim em virtude daquelas próprias questões.
Criação e Evolução
De acordo com o vídeo assistido em sala, é possível perceber que para acreditar em qualquer uma das opções é preciso ter fé, pois nenhuma apresenta de fato provas concretas para comprovar qual é verdadeiro.
Os que acreditam em criação acreditam porque lêem a Bíblia e lá diz que primeiro Deus criou o céu e a terra. Porém não há provas concretas a não ser o que se lê.
O mesmo vale para quem acredita na evolução, pois os mesmos crêem em livros de pesquisadores e cientistas.
Conclusão: você pode acreditar em qualquer coisa, desde que queira.
Tipos de conhecimento
1. Conhecimento empírico: também chamado vulgar ou de senso comum, é o conhecimento do povo, obtido ao acaso. Esse tipo de conhecimento é ametódico e assistemático. Cada qual se serve da experiência do outro, ora ensinado, ora aprendendo, em um intenso processo de interação